Política

Candidato do PMDB vence eleições em Paiçandu

28 abr 2003 às 09:09

O candidato Moacyr José de Oliveira, da coligação ''Vote 15'' (PMDB e PDT), venceu a eleição realizada neste domingo em Paiçandu (10 km de Maringá) e será o novo prefeito.

Ele recebeu 8.392 votos, o que representa 52,15% dos votos válidos. Oliveira ganhou com uma vantagem de 2.764 votos da segunda colocada, Maria Rita Braz Zirondi, da coligação ''União e Paz'' , formada pelo PSDB e PFL.


Maria Rita obteve 5.628 votos. Ela entrou com pedido de impugnação da eleição alegando que as prisões feitas ao longo do dia pela polícia foram arbitrárias.


O candidato Anísio Monteschio Júnior, da coligação ''Vote 14'', obteve 1.762 votos. Em quarto lugar ficou o candidato valdomiro Roque de Oliveira (PTN), com 227 votos. O candidato Aparecido Pereira Rosa (PPS) fez apenas 84 votos.


Logo nas primeiras horas de votação, a Polícia Militar (PM) deteve várias pessoas por desrespeito à lei seca e por estarem portando material de propaganda nas proximidades dos locais de votação.


Foram 64 eleitores presos durante todo o dia. De acordo com o delegado Adilson Roberto Alves Ribeiro, do total, cinco pessoas foram detidas porque estavam em um bar ingerindo bebida alcóolica e os outros, por fazerem boca-de-urna. O delegado começou a liberar as pessoas por volta das 15h30.


Apesar das detenções, a eleição ocorreu tranquilamente nos 11 locais de votação. Oliveira começou a dar as primeiras entrevistas já como prefeito eleito por volta das 17 horas, logo após o término da votação. Ele disse que já estava esperando pela vitória.


Oliveira foi candidato na eleição passada e perdeu por uma diferença de cerca de 200 votos. O PDT, que participa da coligação vencedora, é o autor da ação que culminou na cassação do ex-prefeito Jonas Eraldo de Lima (PSDB).


Ele é acusado de ter participado do esquema de compra de votos na eleição passada com a distribuição de cestas de alimentos e dentaduras.


Por volta das 19 horas, um princípio de tumulto aconteceu na frente da Câmara de Vereadores de Paiçandu, onde as urnas das 56 seções foram levadas e conferidas antes do encaminhamento dos disquetes para o Fórum Eleitoral, em Maringá.


Cabos eleitorais de Monteschio Júnior se envolveram em uma briga com eleitores de Oliveira, que já comemoravam no meio da avenida.
Por volta das 19 horas, antes mesmo da divulgação do resultado oficial, começou uma carreata pelas principais ruas de Paiçandu.

A juíza Liege Aparecida de Souza Bonetti disse neste domingo que só durante a semana deverá analisar o pedido de impugnação. O prazo para a diplomação do novo prefeito é até o dia 4 de junho.


Continue lendo