Política

Câmara pode julgar em dezembro processo contra Janene

27 nov 2006 às 14:23

O plenário da Câmara dos Deputados poderá votar no dia 6 de dezembro parecer do Conselho de Ética que recomenda a cassação do deputado José Janene (PP-PR). Ele é o último parlamentar acusado de envolvimento no chamado "valerioduto" a ser julgado. Janene é acusado de ter recebido mais de R$ 4,1 milhões de Marcos Valério, que seriam repassados a parlamentares em troca de apoio ao governo.

Após as investigações de envolvimento de parlamentares no "valerioduto", os conselheiros estão debruçados sob processos contra deputados acusados de participar do esquema de compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento.

De acordo com informações da Agência Brasil, o Conselho de Ética analisa processos contra 67 deputado. Os nomes foram enviados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas. Destes, cinco se reelegeram e poderão ter o processo levado para próxima legislatura: João Magalhães (PMDB-MG), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Pedro Henry (PP-MT), Wellington Fagundes (PL-MT) e Wellington Roberto (PL-PB). Os outros que não forem julgados terão os processos arquivados e não correrão o risco de perder o mandato e direitos políticos.


Continue lendo