Política

Câmara de Maringá aprova fim do voto secreto

09 mai 2001 às 20:01

O projeto de resolução estabelecendo o fim do voto secreto nas votações da Câmara de Maringá foi aprovado por unanimidade pelos 19 vereadores presentes à sessão realizada na terça-feira à noite. A segunda e última votação deve ocorrer só na próxima terça-feira, já que nesta quinta-feira é feriado por causa do aniversário de Maringá e não haverá sessão na Câmara. Se aprovado, a matéria acaba com a votação secreta nos casos de veto do prefeito, eleição do presidente da Câmara, cassação do prefeito e dos vereadores.

O projeto é de autoria do vereador João Batista Beltrame (PMDB), o "Joba". A votação do projeto foi feita em uma hora e 10 minutos, e foi marcada pelos discursos entusiasmados da maioria dos vereadores. Conforme Beltrame, se for aprovado na segunda discussão, o projeto já é transformado em lei sem precisar da apreciação do prefeito José Claudio Pereira Neto (PT).


Se for aprovado na semana que vem, a Câmara de Vereadores de Maringá será a primeira do Paraná e provavelmente do País, conforme Joba, a acabar com o voto secreto em todas as sessões do Legislativo. Em São Paulo, o voto secreto ainda é mantido nas votações sobre vetos do prefeito.

* Leia mais em reportagem de Lucinéia Parra na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira


Continue lendo