Política

Cacique faz candidatos assinarem compromisso

14 set 2002 às 15:44

Quando o assunto é política, para o cacique da Reserva Indígena Apucaraninha, Moisés Lourenço, 32 anos, palavra empenhada já não é mais a garantia do compromisso assumido. Nestas eleições os indígenas que moram em Tamarana (63 km ao sul de Londrina) adotaram o expediente da precaução com relação aos candidatos que começam a dar o ar da graça na aldeia.

Os políticos estão sendo induzidos pelo cacique a assinar um termo, comprometendo-se a garantir algumas reivindicações, como um trator para auxiliar nas lavouras de feijão, milho e arroz, e o asfaltamento da estrada que liga a aldeia ao Distrito de Lerroville, zona sul de Londrina. O documento em posse do cacique já conta com a rubrica de três candidatos a deputado estadual.


Segundo Lourenço, diante de tantas promessas e pouco resultado, a comunidade está desconfiada dos políticos. ''Nós estamos esquecidos aqui'', diz o cacique. Os caingangues de Apucaraninha formam uma população de 1,2 mil pessoas, sendo 800 votantes, de acordo com as lideranças da aldeia.


» Leia mais na edição da Folha de Londrina deste sábado.

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo