Antes de propor um brinde ao presidente da China, Hu Jintao, durante jantar oferecido pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em discurso, que "a parceria estratégica sino-brasileira está fundamentada na crença de que temos interesse comum na busca de um mundo multipolar e pluralista".
Lula destacou estar convencido de que "somente através do diálogo e da cooperação poderemos responder ao desafio de promover a paz e combater o terrorismo, de preservar o meio ambiente e assegurar o desenvolvimento e o bem-estar para todos".
E encerrou o discurso afirmando que "queremos construir uma arquitetura mundial que privilegie o entendimento, a justiça social e o respeito entre os povos.
A China e o Brasil mantêm uma cooperação horizontal modelar nuim sistema internacional marcado pela desigualdade. Essa relação nos dá legitimidade para, juntos, promovermos uma agenda internacional que favoreça a distribuição eqüitativa de poder e de recursos no cenário internacional. Somente assim estará assegurado o desenvolvimento social e econômico de nossos povos".