O deputado Jair Bolsonaro (PSL) permanece na liderança da corrida presidencial. Conforme a nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (2), Bolsonaro atingiu 32% das intenções de voto, são quatro pontos percentuais a mais desde a semana passada. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) está em segundo lugar, com 21% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) empatam. Ciro se mantém com 11% e Alckmin oscila de 10% para 9%, segundo a pesquisa. Marina Silva (Rede) oscila de 5% para 4%.
Foram 3.240 eleitores entrevistados de 255 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo.
Embora tenha ampliado vantagem, a rejeição de Bolsonaro continua alta. A taxa de rejeição oscila de 46% para 45% e continua sendo a mais alta de todos os candidatos. A taxa de rejeição de Haddad cresceu nesta última semana, de 32% para 41%.
Na simulação realizada para segundo turno, Bolsonaro cresceu de 39% para 44% e Haddad oscilou de 45% para 42%. Conforme o Datafolha, caso o segundo turno seja disputado entre os dois candidatos, Haddad teria quase dois terços do eleitorado de Ciro Gomes e metade dos votos de Alckmin e Marina, no entanto, ainda não seria suficiente para ganhar as eleições.
Caso Bolsonaro vá para o segundo turno com Ciro, o candidato do PDT aparece com 46%, enquanto Bolsonaro fica com 42%. Já entre Alckmin e Bolsonaro, as intenções são de 43% e 41%, respectivamente.
Em relação aos votos brancos e nulos, 8% dos pesquisados se encaixam nesta categoria. E 5% estão indecisos. Entre os que pretendem anular o voto ou votar em branco, 30% afirmaram que ainda podem se decidir por algum candidato até o dia da eleição.
A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-03147/2018.