Política

Assembléia tem três novos deputados

08 jan 2001 às 16:10

Três suplentes assumiram hoje as vagas deixadas pelos deputados estaduais eleitos prefeito e vice-prefeito em outubro de 2000. Luciana Rafagnin (PT), foi empossada no lugar de Péricles Holleben Mello (PT), eleito prefeito de Ponta Grossa. Eli Ghellere (PDT) assumiu a vaga deixada por Edgar Bueno (PDT), prefeito de Cascavel. Nelson Tureck (PFL) tomou posse no lugar de Beto Richa (PTB), vice-prefeito de Curitiba.

Dos três novos deputados, apenas Tureck já tinha sido deputado, entre 1994 e 1998, mas não conseguiu se reeleger. Ghellere e Rafagnin tinham concorrido pela primeira vez à Assembléia em 1998. Ambos ficaram na primeira suplência de seus partidos. Tureck é o terceiro suplente do PFL. Luis Carlos Martins, primeiro suplente, assumiu em agosto de 1999 a vaga deixada com morte do deputado Aníbal Khury. O segundo suplente do PFL, Albanor Gomes, assumiu o cargo de prefeito de Araucária e abriu mão da Assembléia Legislativa.


Luciana Rafagnin era vereadora em Francisco Beltrão (Sudoeste) e disputou a prefeitura do município em outubro de 2000, tendo ficado na segunda colocação. Ela faz parte da Comissão Regional de Mulheres da Região Sudoeste. Ghellere era vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu (Sudoeste).


Os três novos deputados pretendem trabalhar nos próximos dois anos para tirar o ""atraso"" do início do mandato. Todos antecipam que serão candidatos à reeleição em 2002. Como prefeito e vice-prefeito têm que renunciar ao mandato de deputado, seus substitutos assumem como titulares e não como suplentes.

Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná desta terça-feira


Continue lendo