Política

Após 25 anos, Assembleia anuncia concurso público

14 abr 2010 às 08:21

A Assembleia Legislativa (AL) do Paraná pode realizar um concurso público para preencher cargos de chefia na Casa, hoje ocupados por comissionados. O último processo do tipo na AL foi realizado em 1984. Em 1999, foi feito um concurso público apenas para cargos no setor de taquigrafia. A decisão em realizar um concurso público ocorre na esteira de uma série de denúncias feitas pela imprensa, e que envolvem contratação de funcionários ''fantasmas'' para cargos comissionados.

Um projeto de resolução, prevendo o concurso público, ainda será elaborado e votado pela Casa. O deputado estadual Elton Welter (PT), terceiro secretário da mesa executiva, falou que o concurso deverá ser realizado no prazo máximo de um ano após a publicação da resolução.


Trata-se do terceiro projeto de resolução que tem ligação com as denúncias de irregularidades na administração da AL. Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou os dois outros projetos de resolução anunciados até agora: um que exonera todos os quase 2 mil comissionados da AL; e outro que suspende o salário de abril daquele comissionado que não se recadastrar até sexta-feira próxima. Os comissionados que se recadastrarem e atenderem aos novos critérios da Casa devem ser novamente nomeados.


Manifestação do PT

A Executiva do PT no Paraná divulgou ontem uma nota à imprensa sobre os últimos escândalos envolvendo a AL. Na nota, a bancada petista na AL afirma que apoia totalmente as investigações feitas pelo Ministério Público (MP) do Estado e pela Polícia Federal (PF) e informa que os parlamentares do partido publicarão, ''nos próximos dias'', os nomes de todos os seus servidores.


Continue lendo