Alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Atuação, no bairro Santa Quitéria, região central de Curitiba, debateram nesta segunda-feira as principais propostas dos candidatos à presidência da República. Eles foram divididos em grupos e pesquisaram a vida, as propostas e os pontos que marcaram a caminhada política dos quatro principais candidatos: Luís Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB).
O grupo que apresentou as propostas de Ciro falou sobre economia, saúde e segurança pública. O estudante Rafael Felipe Wagner, 14 anos, defendeu a melhor distribuição dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) com a entrega eficaz de remédios para a população brasileira. Thiago Ratacheski, 15, lembrou que Ciro é contra a privatização das estatais e que quer cortar os gastos desnecessários do atual governo federal para priorizar os setores que mais necessitam de verbas.
O grupo que falou sobre Lula centrou o discurso nas propostas para as áreas de saúde, educação e emprego. A estudante Monalisa de Castro, 13, disse que Lula quer ampliar o atendimento ao SUS, destinar verbas mais abundantes para a saúde, distribuir remédios, melhorar o saneamento básico e combater à fome e à desnutrição infantil. ''As promessas estão a contento. Queremos que ele as cumpra quando for eleito'', afirmou Danuza Ravaglio, 13. Mariana Benedetti, 14, lembrou que Lula quer beneficiar as micro e pequenas empresas para gerar mais empregos.
A equipe que estudou Garotinho era a mais desanimada. Everton Santana Fontoura, 14, destacou que a proposta mais importante dele é a que aumenta o salário mínimo para R$ 280,00 num primeiro momento, fechando o governo com um salário de R$ 400,00. Foram destacadas ainda as propostas para crescimento econômico entre 5% e 7% ao ano, criação do restaurante popular, investimento em aparato de segurança pública. ''As propostas dele são meio fraquinhas. Se eu fosse votar, não votaria nele'', confessou Franciele Cristina de Albuquerque, 14. A estudante Fernanda Cristina Ferreira Ramos, 13, reforçou que as propostas de Garotinho são voltadas aos evangélicos.
Os alunos que estudaram as propostas de José Serra eram perfeitos cabos eleitorais. Estavam com adesivos e botons do candidato. Guilherme Augusto Dobrowolski, 14, destacou os projetos de Serra para as áreas de saúde e emprego. ''As propostas são muito boas. Ele fez muito como ministro da saúde, implantando o genérico e quebrando a patente das grandes indústriais. Vai fazer ainda mais pelo Brasil'', defendeu Felipe Souza Gil, 13.
A escolha dos grupos pelos candidatos foi feita por sorteio. A idéia foi da diretora Esther Cristina Pereira, que resolveu debater o tema na escola entre os dias 26 de junho e 5 de outubro. ''Queríamos trazer uma visão de questionamento para os alunos. Eles gostaram e nos surpreenderam. Sabiam tudo de todos os candidatos'', festejou. O debate com a turma durou 45 minutos.