Os candidatos à Prefeitura de Londrina que compareceram ao debate da Rádio Clube FM, promovido na quinta-feira (19), avaliaram positivamente o evento e a possibilidade de apresentar suas propostas para a cidade. Único ausente, o deputado estadual Tiago Amaral, candidato do PSD, foi alvo de críticas durante e após o encontro.
Amaral já não havia comparecido ao debate da Alumni UEL (Associação dos Ex-Alunos da UEL). Nesta sexta-feira (20), ele também não foi ao debate organizado pelo Coletivo de Sindicatos de Londrina e Região e pelo Portal Verdade na Unidade Norte do IFPR (Instituto Federal do Paraná).
“Eu apresentei propostas claras. Infelizmente, tem um candidato que está fugindo dos debates”, emendou Diego Garcia (Republicanos) na saída do evento da Clube FM. “Eu acredito que cabe à população ouvir, assistir, ver as propostas que foram apresentadas e fazer o julgamento.”
O candidato do Republicanos protagonizou uma confusão com Barbosa Neto (PDT) nas considerações finais. O pedetista saiu sem atender à imprensa, mas, através da sua assessoria, pontuou que o debate é saudável para a democracia.
A ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), avaliou que o encontro foi importante e que foi possível apresentar suas propostas. Sobre a confusão, disse que Londrina merece mais debates pacíficos.
“A pergunta final [nas considerações, os candidatos foram questionados pela rádio: “quem você acha que não pode ser prefeito de Londrina”] deu uma apimentada que eu considero bem desnecessária, mas foi um momento importante”, pontuou.
Nome do MDB, o deputado estadual Tercilio Turini entende que essa foi uma oportunidade de se comunicar com a população e responder a questionamentos da sociedade. “Estamos chegando em um momento importante da vida da cidade”, acrescentou.
O policial militar Coronel Villa (PSDB) foi outro a criticar a ausência de Tiago Amaral. “Só acho lamentável que o deputado fujão, um dos candidatos, novamente deixou de participar do debate. Temas importantes sobre a cidade foram debatidos, as pessoas puderam fazer a exposição dos seus projetos”, afirmou.
A educadora Isabel Diniz ressaltou que irá participar de todos os “espaços de debate” na cidade. “É democracia, é participação e é liberdade de expressão.”
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA