Política

Relembre caso da bolinha de papel em Serra, comparado por Boulos à agressão de Datena a Marçal

16 set 2024 às 11:50

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, comparou o golpe desferido por Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) durante debate neste domingo ao episódio da bolinha de papel que atingiu José Serra (PSDB), em 2010. Na época, o então governador concorria à Presidência da República.


O episódio ocorreu quando o tucano caminhava em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, quando colocou a mão na cabeça indicando ter sido atingido.


O presidenciável foi alvejado por uma bolinha de papel e depois por um rolo de adesivos, em meio ao confronto entre militantes do PT e do PSDB. Ao ser atingido pelo rolo de adesivos, Serra colocou a mão na cabeça e entrou em uma van correndo, sendo empurrado por segurança e aliados.


Após o episódio, o tucano cancelou a agenda de campanha, naquele dia 21 de outubro, e alegou ter se sentido grogue


Adversário de Serra, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez piada com o episódio e disse, à época, que a agressão era uma "farsa" e "mentira deslavada".


Lula havia ironizado o gesto baseado em informações de que o tucano havia sido atingido somente pela bolinha de papel. Depois que imagens mostraram que Serra foi atingido de fato por um objeto que parecia pesado, Lula não se desculpou.


Continue lendo