Política

21 Deputados e senadores recebem acima do teto do STF

24 dez 2006 às 11:23

Quatro funcionários da Câmara dos Deputados e 17 do Senado recebem mais que os R$ 24,5 mil propostos em um acordo de líderes do Congresso e vetado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o jornal Folha de S.Paulo. Este valor corresponde ao salário dos ministros do STF - que serve de teto para os vencimentos dos demais servidores públicos.

O valor é pago, na maioria dos casos, a ex-diretores ou de pessoas que já ocuparam certos cargos de destaque nas Casas, como, por exemplo, a Secretaria-Geral da Mesa. Os altos salários são resultado do acúmulo de gratificações e de vantagens pessoais aos vencimentos dos servidores ao longo dos anos.


Uma das distorções acontece no caso de uma funcionária de 67 anos que ocupa o cargo de "técnico legislativo/ agente de serviços legislativos/ serviço de atendimento" da Câmara e recebe mensalmente pelo menos R$ 12,8 mil brutos - mesmo salário dos parlamentares.

De acor dom informações do Terra, as tarefas principais dela, que estudou até a quinta série do ensino fundamental, são tirar xerox, fazer café, organizar jornais e correspondências e atender o telefone.


Continue lendo