Osvaldo Oliveira (47) levou dois tiros na perna na madrugada de domingo (27). O crime aconteceu na principal avenida de Mamborê, município com pouco mais de 15 mil habitantes, e localizado a 35 km de Campo Mourão.
Vardinho do Ferro Velho (PR), como é conhecido na cidade, está em seu terceiro mandato como parlamentar e teria se desentendido com um policial militar da reserva.
Segundo inquérito policial, os dois tiveram uma discussão banal e ocorrida às 5h. O ex-policial A.P. teria sacado uma arma e disparado diversas vezes contra o vereador. Oliveira foi atingido na virilha e na coxa. "A testemunha disse que eles pararam os carros na avenida Manoel Francisco da Silva, próximo da igreja matriz, e discutiram. O autor chegou sem falar nada e descarregou o revólver. Um tiro até transfixou a porta do carro do vereador", explicou o delegado Antonio Cesar Pereira dos Santos.
A.P. fugiu do local. Houve perseguição, mas ele não foi preso no final de semana. Na manhã desta segunda (28), o ex-policial militar se entregou. Ele foi acompanhado pela advogada, que apresentou o revólver 38 usado no crime. A.P. não tinha registro da arma. "Ele contou que foi abordado, agredido verbalmente e ameaçado pelo vereador momentos antes da ocorrência. Segundo o ex-policial, ele reagiu depois do vereador fazer menção de pegar uma arma", contou o delegado.
O ex-policial A.P. deve ser indiciado por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma. Ele responderá em liberdade.
O revólver calibre 38 e carro da vítima foram encaminhadas para perícia. O vereador Osvaldo Oliveira recebeu alta hospitalar nesta segunda e ainda não prestou depoimento. Ele não foi localizado pela reportagem.