Três homens foram presos e seis armas de fogo apreendidas por policiais militares da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), em Rio Branco do Sul e em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). São eles: Rogério Garcia, 23 anos, Daniel Sokolowski, 22, e Rondolfo dos Santos, 23.
De acordo com o comandante da Rone, tenente João Roberto Galeto Alves, as equipes faziam patrulhamento de rotina quando efetuaram as prisões. "A população tem contribuído grandemente com nosso trabalho, que conta um serviço de inteligência"
Os três suspeitos foram presos em Rio Branco do Sul. Os policiais foram abordados por moradores da Vila São Pedro, que informaram sobre um homem armado. "Tratava-se de Rogério, que portava um revólver calibre 38, com numeração lixada e seis cartuchos, na cintura", informa o tenente.
Mais tarde, também em patrulhamento de rotina, a viatura foi abordada por uma pessoa que relatou que, no bairro Madre, um homem estava armado. "Encontramos Daniel, que também portava um revólver calibre 38, com numeração lixada e seis cartuchos", conta Alves.
Com mais informações coletadas, os policiais chegaram a Rondolfo que, no momento da abordagem, portava na cintura uma pistola 765, com numeração lixada e dois cartuchos. "Na casa dele, encontramos outras duas espingardas, uma calibre 22 com 12 munições e uma Imbel calibre 28 com dois cartuchos."
Os detidos e as armas foram encaminhados à Delegacia de Rio Branco do Sul, onde Rogério e Daniel foram autuados por porte de arma de fogo e Rondolfo por porte e posse ilegal de arma de fogo. "Retirando armas de circulação evitamos uma série de outros crimes como, por exemplo, o homicídio", garante Alves. Não há confirmação se eles têm envolvimento com a morte do prefeito Adel Ruts (PP), ocorrida segunda-feira (1).
PIRAQUARA – Além das ações em Rio Branco do Sul, policiais da Rone também apreenderam uma pistola 635, com numeração lixada, com munição, na Vila Militar, em Piraquara. De acordo com o tenente, tudo começou quando um taxista abordou a viatura, informando que, em um matagal, havia um grupo de jovens em atitude suspeita.
A equipe seguiu até o local, mas, ao perceber a PM, os jovem fugiram pela mata deixando para trás uma pistola calibre 635, com numeração lixada. "Ninguém foi preso, mas as buscas continuam", afirma Alves (com AEN).