Polícia

Suspeitos de planejar resgate de filho preso são soltos

10 set 2013 às 10:32

Os pais do preso Dionatan de Quadros, suspeitos de planejar a fuga dele na ação que terminou com a morte do superintendente da Delegacia de Campo Largo, Marcos Gogola, foram soltos na tarde da última segunda-feira (9). A informação foi confirmada hoje pela assessoria de imprensa da Polícia Civil.

Apesar de liberados, Mauro do Socorro de Quadros e Iracema de Fátima Mendes da Silva continuarão respondendo pelo crime. A corporação informou que a medida era esperada, já que ambos têm residência fixa e não possuem antecedentes. Os outros quatro acusados, Anderson Luiz Barbosa da Luz, Iago Gonçalves e Jean Fernando Portela de Matos, além do próprio Dionatan, permanecem detidos. O sétimo suspeito, Pedro Thiago Kochinski Ferreira, foi morto durante a troca de tiros.


O crime - A ação aconteceu na quinta-feira (5) da semana passada, quando homens encapuzados invadiram o consultório odontológico onde estava o detento para resgatá-lo. Gogola escoltava o preso junto com o agente carcerário Marcos Vieira Nihues, que também foi baleado, mas socorrido e levado ao Hospital Nossa Senhora do Rocio. O assassinato do investigador motivou uma paralisação de 24 horas dos policiais civis nas principais cidades do Paraná e levantou a discussão sobre o desvio de função, já que a escolta de preso, em tese, é de responsabilidade da Polícia Militar (PM).


A suspeita é de que os pais de Dionatan tenham solicitado a autorização para a consulta com a intenção de arrebatar o filho. Ele alegava um problema em um dos dentes e dizia necessitar de atendimento. Mauro do Socorro de Quadros, no entanto, nega as acusações.


Após o ocorrido, as Secretarias de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) e da Segurança Pública (Sesp) informaram, por meio de nota, que a Seju está assumindo gradativamente toda a responsabilidade pela guarda e custódia dos detentos, "liberando os policiais civis para sua função de investigação e combate ao crime".

Missa - A missa de 7.º dia de falecimento de Marcos Gogola será nesta quarta-feira (11), às 19h, na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, localizada na Avenida Água Verde, 1018, no bairro Água Verde, em Curitiba.


Continue lendo