Polícia

Sul do País é o maior consumidor de maconha

20 jun 2002 às 08:58

A região sul do Brasil concentra o maior número de dependentes de maconha e tabaco do País. Quando se trata de outras drogas, incluindo as ilícitas e os remédios, a região ocupa a terceira posição no ranking nacional. Entre a população pesquisada nos três estados do Sul, 17,1% já fizeram uso de algum tipo destas drogas. Os dados foram divulgados ontem durante a abertura da IV Semana Nacional Antidrogas, em Brasília.

A pesquisa foi feita de outubro a dezembro de 2001 nos municípios com mais de 200 mil habitantes, ou seja, 107 municípios brasileiros. No total foram entrevistadas 8.589 pessoas, com idade entre 12 e 65 anos.


Pela pesquisa ficou constatado que na Região Sul 12,8% dos pesquisados são dependentes de tabaco. O índice é alto se comparado às demais regiões do País, que obtiveram índices variando entre 8,4% (Sudeste) e 10% (Norte).


No uso de maconha a região também é campeã. De todos os pesquisados, 8,4% admitiram que já usaram maconha e 1,6% se tornaram dependentes da droga. No consumo de cocaína a região apresentou o maior índice de pessoas que já experimentaram a droga: 3,6%. A região também é líder no consumo do crack, sendo que 0,5% dos entrevistados já utilizaram o entorpecente. A Região Sul só ocupa a última posição no ranking nacional quando se trata do uso de orexígenos, medicamentos que estimulam o apetite.

Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.


Continue lendo