O Sistema Penitenciário do Paraná abrirá mais 3.072 vagas neste ano e as unidades contarão com bibliotecas, conforme anunciou o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, na Escola de Governo desta terça-feira (12).
O governador Roberto Requião determinou recursos para as bibliotecas, por meio da Secretaria do Planejamento. "As secretarias da Educação e da Cultura também participarão desse projeto, oferecendo o melhor material para esse projeto", enfatizou Requião.
Também faz parte do planejamento para 2008, reformas em penitenciárias, reforço em equipamentos de segurança de presídios, nomeação de agentes penitenciários concursados e técnico-administrativos, cursos de capacitação para diretores, formação e atualização de servidores, além dos treinamentos destinados ao processo de ressocialização de presos.
Braga destacou a construção de 28 galerias na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a construção da Penitenciária para Jovens e Adultos, no mesmo município, com capacidade para 421 presos em regime fechado. "A concepção dessa unidade é da individualização da execução da pena, levando em consideração se o preso é primário, seu potencial ofensivo, assim como a reincidência, para fins de ressocializar efetivamente o detento" .
Também devem ser concluídas neste ano a unidade prisional em Cruzeiro do Oeste, com 960 vagas; a da Penitenciária Feminina na região oeste, com 256 vagas em regime fechado. Estão em estudo projetos para construção de penitenciária no Norte do Estado, com 450 vagas para detentos em regime semi-aberto e outra de regime semi-aberto, com esmo número de vagas, na região Oeste.