O jovem Izaak Zafalon Junior, de 26 anos, esfaqueado na noite da última segunda-feira (14) na Avenida Visconde de Guarapuava, no centro de Curitiba, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico. Ele levou um golpe no tórax, próximo ao coração.
Segundo informações da Delegacia de Homicídios (DH), o rapaz foi atacado por três indivíduos em uma suposta tentativa de assalto. O caso aconteceu por volta de 20h, em frente à Praça Oswaldo Cruz.
O delegado Rubens Recalcatti confirmou que os suspeitos não levaram nenhum objeto da vítima, mas disse que, por enquanto, descarta a possibilidade de crime motivado por homofobia. "Eu recebi como uma tentativa de roubo praticada por três indivíduos. Ele é parceiro de outro homem, mas isso não significa que tenha sido (homofobia)", afirmou.
A polícia ainda não tem informações sobre a identidade dos suspeitos. A DH permanece investigando o caso.
Dados - De acordo com o último Relatório sobre Violências Homofóbicas no Brasil, publicado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) em julho de 2012, o Paraná registrou 419 violações contra o público LGBT (de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em 2011.
O Estado possui uma taxa de 4,06 denúncias efetuadas ao poder público a cada 100 mil habitantes, sendo que a média nacional é de 3,46.