Pelo menos cinco criminosos são tirados de circulação em Curitiba e região metropolitana todos os dias pelo Programa Paraná contra o Crime - Polícia na Rua, implantado em agosto, pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O balanço foi divulgado pelas polícias Civil e Militar que já contabilizam mais de 1,2 mil operações policiais.
Outro resultado do trabalho intenso da polícia é o número menor de armas ilegais em circulação em Curitiba e região metropolitana. Até agora foram apreendidas mais de 50 armas de fogo.
O programa Paraná contra o Crime consiste em transferir policiais que trabalhavam na parte administrativa dos batalhões para trabalhar em áreas consideradas estratégicas para a segurança. Assim, Curitiba e região passaram a contar com cerca de 1,5 mil policiais nas ruas.
A abordagem de pessoas e veículos é uma das táticas policiais mais eficazes para encontrar armas, drogas e prender criminosos. As operações de "busca", como são chamadas, seguem normas internacionais para evitar o constrangimento do cidadão abordado.