Uma operação deflagrada pela Polícia Civil desmantelou uma organização criminosa que atuava dentro e fora dos presídios na tentativa de exterminar agentes penitenciários. A operação, batizada como "Salve Geral", foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (12).
Cerca de 50 policiais que atuam em Londrina participaram da operação.
Foram cumpridos 11 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. Flavio Camilo de Carvalho foi preso em Arapongas com uma pistola 9 milímetros, Alex Junio dos Santos foi encontrado em Ivaiporã com 120 gramas de crack. Thiago Mantovani Bezerra, Jean Rodrigues da Silva, Kayke José Elias, Henry Moryama e Ulisses Wanderley Vaz e Charles de Oliveira Mendes foram presos em Londrina. Gabriel Mendonça já estava detido em Santa Catarina. Destes, três estavam em prisão domiciliar, portando tornozeleiras eletrônicas; uma delas estava danificada.
Os presos são suspeitos de organizar a morte de um agente penitenciário morto em Londrina. Gesiel Araújo Palma, foi assassinado a tiros na manhã de 18 de abril no jardim San Fernando.
"Nosso objetivo foi tirar de circulação essas pessoas que, dentre os crimes praticados, planejaram atentados contra agentes públicos", disse o delegado-titular da 10ª Subdivisão Policial, Sebastião Ramos dos Santos Neto. "É uma investigação que ainda está em curso, fruto de um trabalho do Núcleo de Inteligência, juntamente com a Delegacia de Homicídios de Londrina", explicou.
Segundo o titular da Delegacia de Homicídios de Londrina, Paulo Henrique Costa, as investigações começaram após o homicídio de o agente penitenciário Gesiel Araújo de Palma, em abril deste ano. A investigação durou cerca de um mês e as informações obtidas podem colaborar com outras ações desenvolvidas pela unidade.
"A operação teve resultado excelente em razão da coleta de dados, que são de extrema importância e pode nos ajudar a desencadear outras fases desta ou outras operações", afirmou o delegado-adjunto da 10ª SDP, Manoel Ângelo Martins Pelisson. (Com informações do repórter Vitor Ogawa, da Folha de Londrina)