Dois presos, de 30 e 33 anos, foram baleados, por volta das 17h20 desta quinta-feira (24), dentro do 2º Distrito Policial (DP) de Londrina.
Os tiros partiram de armas calibre 12 de policiais do Pelotão de Choque da Polícia Militar. Luciano de Melo Poubel e Rodrigo Feliciano da Silva foram atingidos por balas de borracha.
Os dois sofreram ferimentos profundos na região da coxa direita. Ambos foram atendidos por socorristas do Siate e encaminhados para o Hospital Universitário de Londrina.
O relações-públicas do 5º Batalhão da Polícia Militar, capitão Sidinei Garcia, disse que o Choque foi até o 2º DP para fazer a inspeção das celas. Segundo ele, o delegado do Distrito Policial pediu as revistas por estar desconfiado de um grupo específico de detentos.
A confusão foi iniciada durante a última revista. "Cinco policiais foram até o 'xadrez' restante e perceberam que os cerca de 30 presos, presentes no espaço, começaram a se rebelar. Eles dispararam três vezes para conter a confusão. Uma vez para cima, em alerta, e as outras duas nas pernas de dois dos presos", explicou.
O capitão contou ainda que, durante a revista, os policiais do Pelotão de Choque encontraram 19 aparelhos celulares com os detentos. "Além disso, eles descobriram o início de um buraco para a fuga no banheiro de uma das celas. Parte dos presos deve ter se rebelado por causa disso."
(Atualizado às 20h34)