Presos encerraram a rebelião na cadeia de Delegacia de Castro, no Campos Gerais do Paraná, na manhã sexta-feira (26). A confusão começou por volta das 18 horas de ontem. Cerca de 98 detentos ficaram amotinados por 16 horas.
De acordo com a Polícia Civil, um agente foi rendido no momento em que realizava a transferência do grupo do solário para as celas. Com ajudas de armas artesanais, os presos entortaram as grades e fizeram o funcionário refém.
As negociações foram feitas pelas equipes do Choque, Bope, Polícia Civil e Grupo de Diligências Especiais (GTE) de Ponta Grossa. Representantes do Ministério Público (MP) também estiveram no local para elaborar um documento com as reivindicações dos detentos. Eles reclamavam da comida e pediam por ampliação do horário do banho de sol, além de outras melhorias.
No fim da rebelião, o agente foi liberto sem ferimentos. Ele foi atendido por profissionais de uma ambulância e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para avaliação médica. A cadeia tem capacidade para 40 pessoas e abriga, atualmente, 160.