Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC), prenderam em uma agência bancária situada na Rua Comendador Araújo, no centro de Curitiba, Luiz Carlos Monteiro, 51 anos e João Carlos Mendonça, 53, membros de uma quadrilha que furtava dinheiro de caixas eletrônicos e atuava em vários estados do país.
De acordo com o delegado chefe da DEDC, Cassiano Aufiero, a quadrilha abria contas em nome de "laranjas" e, com os cartões bancários, realizava pequenos saques. No entanto, no momento em que a trava do caixa eletrônico que libera o dinheiro se abria, os membros da quadrilha colocavam uma espécie de pá, mantendo aberta a fenda, introduziam uma pinça fabricada por eles e retiravam o valor em dinheiro disponível naquele compartimento.
A existência da quadrilha foi detectada através do setor de inteligência da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC), que levantou a informação de que a quadrilha vinha realizando este tipo de golpe na cidade de São Paulo/SP desde sábado (19) e seguia em direção a Curitiba/PR.
Na madrugada de domingo, foram saqueadas dez agências bancárias em Curitiba pela quadrilha, que antes já havia saqueado outras seis agências em São Paulo/SP e duas em Peruíbe, no litoral paulista. Conforme era retirado, o dinheiro depositado em outras contas também abertas pelos estelionatários.
"A quadrilha vinha agindo desde outubro do ano passado, furtando caixas por todo o Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Segundo o que foi levantado até o momento, o lucro dos golpistas já ultrapassa os R$ 300 mil", informou Aufiero.
Com a dupla, a polícia apreendeu a pá e a pinça utilizada, cartões bancários e pouco mais de R$ 1 mil que haviam acabado de retirar do caixa em que foram surpreendidos. Os dois foram autuados em flagrante por roubo e estelionato. Após prestarem depoimento foram removidos para o Setor de Carceragem Provisória (com SESP).