Doze presos fugiram da cadeia pública de Astorga. A suspeita é que os meliantes, que cavaram um túnel de cerca de sete metros até o pátio de uma creche vizinha, fugiram na noite de sexta-feira (1º) ou madrugada de sábado (2).
A Polícia Civil somente descobriu a fuga no sábado pela manhã durante a contagem para o almoço. O buraco tinha entre 40 cm e 50 cm de largura. Apesar de o volume de terra ser maior do que uma piscina de mil litros, a polícia acredita que ele tenha sido cavado de dentro para fora e em apenas uma madrugada.
A 28ª Delegacia Regional de Polícia de Astorga, onde fica a cadeia, foi construída na década de 1950, e algumas instalações não foram atualizadas - o chão sob a cela, por exemplo, não é impermeabilizado como obriga a legislação atual. Até a fuga, a cadeia comportava cerca de 60 presos em um espaço destinado a apenas 16.
A polícia investiga o paradeiro dos fugitivos, mas até o fim da tarde de domingo nenhum deles havia sido capturado. Dois fugitivos haviam sido condenados por homicídio, e outros dois, por latrocínio, roubo seguido de morte. (Com informações do Terra).