Presos da 15ª Delegacia de Cascavel se rebelaram no início da noite desta quinta-feira (11), por volta das 18h30, para pedir melhorias na qualidade da alimentação, aumento do horário de visita e revisão e agilidade dos processos.
Segundo o telejornal Bom Dia Paraná, a rebelião começou logo após uma revista dos carcereiros nas celas. Os presos tomaram o controle do setor de carceragem durante a noite toda e somente terminaram o movimento na manhã de hoje, por volta das 10 horas, após um acordo fechado entre os detentos e o promotor, juiz da vara de execuções penais e demais autoridades policiais.
Ninguém foi feito refém e ninguém ficou ferido, de acordo com a delegada-adjunto, Erlina Paula Tapie Martins. Os detentos arrancaram as portas de grades das celas e fizeram uma barricada na porta que dá acesso à carceragem.
O Corpo de Bombeiros teve que ser chamado devido às ameaças dos detentos em colocar fogo nos colchões. "Eles não conseguiram atear fogo nos colchões porque eles foram encharcados com jatos de água dos bombeiros", disse a delegada.
Com capacidade para abrigar 140 detentos, a delegacia de Cascavel tem hoje mais de 400 pessoas. A última rebelião registrada pela administração foi há mais de cinco anos.