A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, prendeu em flagrante Paulo Sérgio de Almeida Vicente, vulgo "Magal", de 49 anos, na noite de segunda-feira (16), no Centro de Balneário Camboriú. O autor é conhecido da polícia pela habilidade em "bater carteira" das vítimas, geralmente frequentando eventos internacionais para aplicar o golpe e usufruir do dinheiro furtado.
"Magal" foi, inclusive, preso na Coréia por esta prática delitiva durante a Copa do Mundo de Futebol. Ele também "bate carteiras" em locais onde há concentração de pessoas com considerável poder aquisitivo, como corridas de Fórmula 1, Festa de Barretos, casas noturnas e aeroportos.
Segundo o delegado da DIC de Balneário Camboriú, Osnei de Oliveira, o suspeito possui diversos indiciamentos por estelionato e furto. Durante o seu interrogatório, afirmou que estava preparando a sua equipe para atuar na Copa do Mundo de 2014.
Magal também responde a inquérito policial como suspeito pelo furto de uma carteira e, de posse do cartão magnético e senha, ter efetuado saques e compras que somadas ultrapassaram R$ 17 mil reais.
As investigações tiveram início em Faxinal do Guedes, local onde a vítima registrou o boletim de ocorrência, que, em um trabalho conjunto com a DIC de Balneário Camboriú, possibilitou-se a identificação de "Magal".
A prisão
A identificação de "Magal" como punguista iniciou com a prisão do suspeito por outros crimes: corrupção ativa e uso de documento falso. Na noite de segunda-feira, os policiais da DIC receberam uma denúncia de que um homem estaria em atitude suspeita nas dependências de um supermercado localizado no Centro de Balneário Camboriú. Durante a abordagem, os policiais identificaram-no como Paulo Sérgio de Almeida Vicente, que estava em posse de um veículo Citroen/Xsara Picasso, placa ALL 0133, de propriedade de sua tia já falecida. "Magal", entretanto, apresentou aos policiais uma procuração do veículo Citroen com indícios de falsificação.
Ao ser questionado sobre os fatos, ele ainda ofereceu a quantia de R$ 700 a cada um dos policiais para que não o prendessem. O autor recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia da Comarca (DPCO) de Balneário Camboriú, sendo autuado em flagrante por corrupção ativa e uso de documento falso. Depois de identificado, nesta terça-feira, ele foi encaminhado à DIC, onde respondeu ao inquérito e identificado pela prática de "bater carteiras".
Após os procedimentos cartorários, "Magal" foi encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.
(Com informações da Polícia Civil de Santa Catarina)