Policiais Civis da 10.º Subdivisão de Londrina prenderam, nesta quinta-feira (11), o líder da quadrilha que atacou um destacamento policial, roubou três bancos e a agência dos Correios de Ortigueira, região dos Campos Gerais, em agosto deste ano. Amaral Ferreira Americano, 30 anos, foi preso pela polícia em uma residência na zona norte de Londrina.
De acordo com o delegado chefe da 10.º Subdivisão de Londrina, Sérgio Luís Barroso, a polícia investiga a participação de Americano em outros crimes. "Ele é um bandido de alta periculosidade. Estamos investigando também a participação dele em roubos a ônibus de turismo aqui na região Norte", explicou Barroso. Ainda de acordo com o delegado, com ele, a polícia apreendeu três coletes, entre eles um da Polícia Militar, e grande quantidade de munição para pistola calibre 45.
Segundo a polícia, o acusado é foragido da Colônia Penal Agrícola e tinha um mandado de prisão expedido contra ele pela 8.º Vara Criminal de Curitiba. "Ele já estava sendo procurado por nós há alguns meses. Depois da prisão, algumas pessoas o reconheceram como participante do crime em Ortigueira. É importante ressaltar que, aqui no Paraná, os bandidos não têm vida fácil e este tipo de ação sempre será coibida, com toda disposição e estrutura que temos", garantiu Barroso. Americano foi preso em flagrante e encaminhado para o Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina.
Assaltos – Por volta do meio-dia de 10 de agosto, a quadrilha atacou o destacamento policial, roubou três bancos e a agência dos Correios de Ortigueira, além de fazer o prefeito refém por alguns minutos, aterrorizando a população da cidade. A ação criminosa foi planejada em detalhes, com táxis que serviram de apoio. Menos de 24 horas depois do crime, a polícia já havia prendido 12 integrantes da quadrilha. A melhor estrutura de segurança foi colocada em atividade, incluindo helicóptero, avião, dezenas de viaturas, cães de faro e policiais de grupo de elite, treinados para qualquer tipo de ação tática.
As informações são da AEN.