Policiais civis da 10ª Subdivisão Policial prenderam nesta quarta-feira (29) em Londrina o ex-apresentador de televisão e comerciante José Carlos dos Santos Júnior, de 24 anos. A prisão foi na tarde de ontem no estabelecimento comercial que o acusado possui na Rua Belo Horizonte, região central da cidade.
Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O rapaz é acusado de ser um dos autores da tentativa de homicídio do ex-prefeito do município de Itaperuçu, Gentil Pasque Faria, 43 anos, e do homicídio do irmão do ex-prefeito, Salvador Faria, de 45 anos.
Crimes
O irmão do prefeito foi friamente executado com três tiros (dois no rosto e um na barriga) na frente de sua casa, ao atender a um chamado no portão em janeiro de 2005. Já o ex-prefeito sofreu um atentado, também a tiros, em setembro de 2005. Ele foi baleado mas sobreviveu. Os crimes teriam motivação política.
O rapaz detido nega qualquer envolvimento nos crimes e ainda disse que nem conhece a cidade (Itaperuçu) onde ocorreram os crimes.
Envolvidos
No final do ano passado, a Promotoria de Justiça de Rio Branco do Sul propôs denúncia criminal contra o vereador Valdemar José Castro e outras nove pessoas por duplo homicídio qualificado (um consumado e outro tentado) e formação de quadrilha.
A Justiça Criminal decretou, a pedido do Ministério Público, a prisão preventiva do político e de outras seis pessoas citadas na denúncia. Até o momento, Valdemar continua foragido.
Na denúncia, além do vereador, também são réus Luciano Zinival Castro e Walmor Castro (irmãos do político); Silas Garcia (assessor parlamentar da Câmara de Rio Branco do Sul); Valdinir Martins Vidal e Geraldo Ferraz dos Santos.
Por homicídios qualificados tentado ou consumado são citados Diego de Souza, José Carlos dos Santos Júnior e Silas Brazil Ferreira e pelo crime de coação no curso do processo foi requerido o advogado Claudenir de Almeida Teixeira.
O MP-PR obteve a decretação da prisão preventiva de Valdemar José Castro, Valdinir Martins Vidal, Geraldo Ferraz dos Santos, Diego de Souza, José Carlos dos Santos Júnior e Silas Brazil Ferreira. As informações sobre a denúncia são do Ministério Público do Paraná.