A Polícia Federal realiza uma operação para desarticular quadrilha especializada em imigração ilegal para os Estados Unidos, a maioria crianças e adolescentes. A "Operação Cegonha" começou na madrugada de hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Tocantins, Maranhão e Pará.
Os 92 policiais envolvidos estão cumprindo 18 mandados de prisão e oito de busca. As investigações iniciadas em outubro do ano passado apuraram que desde 2004 foram enviadas para os Estados Unidos mais de cem pessoas, na maioria crianças e adolescentes.
De acordo com nota da Polícia Federal, a quadrilha falsificava diversos documentos, inclusive certidões de nascimento, que tinham como objetivo criar vínculo de parentesco das crianças com pessoas chamadas de "cegonhas". As cegonhas eram encarregadas de levar as crianças para os Estados Unidos, onde as entregavam a pretensos familiares que residem ilegalmente naquele país.
Foram presos 15 supostos integrantes da quadrilha. Eles ficarão detidos por cinco dias. A PF vai pedir a prorrogação deste prazo para os principais membros do grupo. Outros três suspeitos estão foragidos. Os acusados poderão ser indiciados por formação de quadrilha, falsidade ideológica e tráfico de crianças.
De acordo com as investigações, a quadrilha cobrava de US$ 13 mil a US$ 15 mil por criança para providenciar novos documentos e transportá-la com falsos pais aos EUA.
Informações da ABr e Folha Online