O prefeito de Rolândia, José de Paula Martins, determinou a instauração de procedimento interno para apurar as causas do incêndio que destruiu o depósito de arquivos da administração municipal na tarde desta quinta-feira (10). Por meio de nota, a assessoria informou que três membros titulares e três suplentes, componentes de uma comissão, ficarão responsáveis pelas investigações administrativas. Ainda não é possível mensurar a totalidade do prejuízo no que diz respeito ao patrimônio histórico.
A Prefeitura ainda disse que foram tomadas todas as providências para reparar o patrimônio histórico, documental e físico do prédio. A Polícia Civil também instaurou inquérito para apurar o episódio na esfera criminal. A Polícia Militar de Rolândia se colocou à disposição para contribuir no processo de identificar as causas e consequências do incêndio.
O incêndio
O fogo começou no forro, provavelmente após um curto-circuito provocado pelo contato entre a água da chuva e a fiação elétrica, que é antiga. A causa oficial, no entanto, dependerá do laudo da perícia do Instituto de Criminalística.
Segundo a corporação, a edificação de aproximadamente 200 metros quadrados ficou comprometida. Durante o combate às chamas, uma pá carregadeira abriu dois buracos nas paredes para permitir o acesso dos bombeiros aos focos do incêndio.