Polícia

Policial aposentado é preso com 319 Kg de cocaína

22 mai 2003 às 21:20

A Polícia Federal de Londrina, em conjunto com a Delegacia de Entorpecentes de São Paulo, fez uma das maiores apreensões de cocaína pura nesta quarta-feira. A droga, num total de 319 quilos, foi levada em um caminhão baú para São Paulo pelo policial civil aposentado Rui Costa Balan, 57 anos, que trabalhou em Londrina e em outras cidades de Paraná.

O delegado da PF em Londrina, Nilson Antunes, contou que a operação começou há três meses. Segundo ele, a droga era originária da Colômbia, provavelmente do cartel de Calli, e entrava no Brasil via Paraguai. ''De avião, a cocaína era transportada do Paraguai para Bela Vista do Paraíso (40 km a norte de Londrina), onde ele mantinha uma chácara, e seguia de carro para São Paulo'', explicou. Para o delegado, Balan ''é intermediário de um grande traficante da Colômbia''.


Antunes detalhou que a droga chegou no fim de semana em Bela Vista e depois foi levada para a São Paulo. Ele acrescentou que, na capital paulista, Balan entregou o caminhão para um homem que levou a droga para uma casa no bairro da Saúde. Os policiais foram até o local e encontraram os 280 pacotes de cocaína com dois homens, um libanês e um italiano.


Balan já estava voltando para o interior do Paraná quando foi abordado próximo a Sertaneja (63 km ao norte de Cornélio Procópio). ''Fizemos a vistoria no caminhão e encontramos os fundos falsos e um revólver calibre 38 sem registro'', apontou Antunes. Os três foram detidos e estão presos em São Paulo.

Antunes fez uma busca na casa do policial aposentado e encontrou dois revólveres calibre 38, munições, dois jogos de placas de veículos - um deles de um veículo roubado em Santa Catarina - e um espelho (documento de automóvel em branco) que, segundo o delegado, provavelmente seria utilizado para ''esquentar'' um carro roubado.


Continue lendo