Além de realizarem o patrulhamento na região central de Londrina com bicicletas, policiais também interagem de forma espontânea com a comunidade, principalmente com crianças e adolescentes. Quem passou perto do Bosque Central na tarde desta terça-feira (16), pode presenciar os policiais jogando uma partida de basquete com adolescentes. A interação começou após os policiais realizarem abordagens de suspeitos ao redor do local.
"A orientação que passo para eles [policiais], é para que busquem a interação espontânea com toda a comunidade. Todos os policiais receberam essa orientação, mas nem todos os segmentos sob meu comando conseguem realizar essa interação. No entanto, a interação é uma das principais características do ciclo patrulhamento", explica o capitão Marcos Tordoro, do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM).
A iniciativa foi idealizada em Londrina no final de 2016 entre a Polícia Militar (PM) e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Para o capitão, a avaliação da ação é muito positiva.
"Todos eles [crianças e adolescentes] ficam surpresos com a presença da PM e ficam felizes com a proximidade. E antes dessa participação dos policiais na partida de basquete de hoje [terça-feira], os jovens viram uma abordagem da PM nas proximidades. Desta forma, estamos conseguindo desconstruir a imagem do PM 'mal'."
Por enquanto, os policiais com bikes atuam somente na região central da cidade. São três equipes que ficam disponíveis desde o período da manhã até o início da noite, quando os comerciantes etão fechando as lojas.
Curitiba
A Polícia Militar (PM) de Curitiba implantou o sistema idealizado em Londrina no início do mês. Na capital, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Guarda Municipal, e já começou a ser adotada nos principais parques da cidade, como Náutico, Barigui e Passaúna.