Polícia

Polícia fecha centro de treinamento de galos de briga

04 ago 2010 às 09:56

Policiais ambientais da Força Verde interditaram um centro de treinamento para galos de briga nesta terça-feira (3), em Campo Mourão. A equipe foi até o local – a Chácara Dois Irmãos – após receber denúncia anônima.

Foram encontrados 70 galos – muitos machucados em razão de brigas em rinhas. Alguns apresentavam mutilações, como "a crista com corte parcial, pescoço depenado, sendo que as esporas também apresentavam ferimentos", relatou a polícia ambiental em nota encaminhada à imprensa.


Também havia na chácara diversos materiais e equipamentos utilizados para treinamento das aves. O responsável pela rinha, um homem de 34 anos, foi identificado, mas conseguiu fugir.


Na nota, o sargento Divonzir Ferreira da Silva, comandante do Posto de Polícia Ambiental Força Verde de Campo Mourão, diz que a denúncia anônima foi fundamental para a operação. "Esse trabalho mostra que a população é o grande parceiro da polícia no combate aos ilícitos ambientais que ocorrem na nossa região, visto que sempre conseguimos obter êxito no atendimento das denúncias que nos são realizadas".


O crime para este tipo de situação é o de maus tratos contra animais, previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais (Lei federal 9.605/98).

Denúncias envolvendo crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 643 03 04. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora e não é necessária a identificação do denunciante.


Continue lendo