Desde o último sábado (1º), a Polícia Civil deixou a guarda de presos em Londrina. A custódia dos detentos do 3º e 4º departamentos penitenciários estão sob a responsabilidade do Depen (Departamento Penitenciário) a partir desta segunda-feira (3). Conforme o delegado-chefe da 10ª SDP (Subdivisão Policial), Osmir Ferreira Neves Júnior, até a última sexta-feira (31), eram cerca de 70 detentas, no 3º DP e cem presos no 4ª DP. No 5º DP, a carceragem está desativada.
"A Polícia Civil vai ficar com os presos somente dos flagrantes até o encaminhamento ao Depen. Os detidos só ficam no âmbito da Polícia Civil o tempo necessário para os atos de polícia judiciária - seja no cumprimento de mandado, seja flagrante", explica o delegado.
Com a gestão plena do Depen, cerca de 30 investigadores, que se revezavam em quatro equipes de plantões, passam a atuar em atividades administrativas e investigatórias próprias da Polícia Civil. "A medida retira os policiais que estavam trabalhando ilegalmente no trato diário com os presos e também acaba por viabilizar um remanejamento de um número considerável de policiais", diz o delegado.