A Polícia Civil, através da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), desencadeou, na manhã desta quinta-feira (13), uma operação para fiscalizar borracharias e lojas de venda de pneus com o objetivo de diminuir a incidência de furtos de estepe de carro. A operação denominada Estepe, fiscalizou cerca de 20 estabelecimentos em diversos bairros de Curitiba e região. Cerca de 20 policias civis participam dessa operação.
Durante a ação foram apreendidos mais de 100 pneus e rodas, vários acessórios de carro, uma cadeirinha de criança e um veículo Ford Ka vermelho recuperado. Quatro pessoas foram presas, sendo três em flagrante e um detido.
De acordo com um levantamento feito pela delegacia especializada em furtos e roubos, foram registrados 150 Boletins de Ocorrência (BO) de furtos de estepe e objetos do interior do veículo, na capital nos últimos 30 dias, de 10 de junho a 10 de julho.
Para o delegado-chefe da DFR, Rafael Vianna, o proprietário que não comprovar a mercadoria da loja está em desacordo com a lei. "Apreendemos todo material sem nota fiscal, queremos mostrar que o receptador também responderá pelo crime, podendo pegar, dependendo do caso oito anos de prisão", afirma o delegado lembrando que vai continuar fiscalizando toda Curitiba e região, para que esse índice de furto de estepe, caia consideravelmente.
Os policias civis fiscalizaram lojas e borracharias nos bairros, Atuba, Cajuru, Boqueirão, Sítio Cercado, Bairro Alto, Santa Felicidade e São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Outros bairros serão fiscalizados durante todo o mês de agosto.