O Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil do Paraná, desmantelou, na manhã deste domingo (30), quatro quadrilhas especializadas em roubo de cargas e caminhões que agiam no Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina. Até o final da manhã a polícia paranaense já havia cumprido 21 mandados de prisão temporária e 46 de busca e apreensão. A Operação Comboio acontece simultaneamente em 11 cidades paranaenses e também no município de Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul.
As investigações comandadas pelo Nurce já elucidaram 26 roubos cometidos por estas quadrilhas e há a suspeita de que pelo menos outros 50 crimes tenham acontecido sob o comando destas quadrilhas. A polícia estima que apenas os roubos elucidados já tenham rendido mais de R$ 6 milhões aos bandidos.
De acordo com o delegado Alexandre Bonzatto, do Nurce, as quadrilhas presas agiam principalmente nas regiões de Cascavel, Paranavaí, Loanda, Santo Antônio da Platina, Ibema, Presidente Castelo Branco, Palmeira, Cianorte, Maringá, Francisco Beltrão e Campo Mourão. Elas roubavam cargas e caminhões e mantinham os motoristas reféns até que tudo fosse entregue para Claudiomir José da Silveira, o "Mano", um brasileiro que comandava todo o esquema morando em Salto Del Guairá, no Paraguai. O delegado acredita que pelo menos 80% de todos os roubos cometidos eram de responsabilidade deste brasileiro.
Além deles, a polícia também pôs fim à quadrilha do "Batman", liderada por Cícero dos Santos, formada por seis pessoas que atuavam na região de Maringá. A quadrilha do Preto, era chefiada por Leandro Rodrigues, o "Preto", com o envolvimento de 11 pessoas entre elas familiares de Rodrigues. Foi desmantelada também a quadrilha do "Veinho" que contava com a participação de cinco pessoas. Ainda está foragida a dupla de assaltantes Aparecido Fernandes da Costa, o "Cido", e Milton Batista Ribas.