Polícia

PM explica funcionamento de Comando do Interior

21 jun 2010 às 15:10

O comandante do Policiamento do Interior, coronel Rubens Guimarães, explicou como irá funcionar o futuro "Comando Regional do Norte do Estado", conforme prometeu o governador Orlando Pessuti (PMDB), quando esteve em Londrina, no último dia 10.

O comando terá sede própria e terá hierarquia sobre o 5º Batalhão da Polícia Militar e 4ª Companhia Independente da Zona Norte, em Londrina, e sobre os batalhões de Rolândia, Apucarana, Jacarezinho e Cornélio Procópio, além de Arapongas, cuja companhia será transformada em companhia independente.


O coronel explicou que hoje a Polícia Militar do Paraná é dividida em três grandes comandos - do Corpo de Bombeiros, do Policiamento do Interior e do Policiamento da Capital.


"O Comando do Interior é responsável por 370 dos 399 municípios do Paraná. É muita coisa e, por isso, a intenção de dividir o policiamento do interior em cinco grandes comandos, sendo um deles o da região norte do Paraná", disse Rubens Guimarães em entrevista à Paiquerê AM.


Ele explicou que o comando do norte do Paraná deve ser instalado em sede alugada, mas terá, além de um coronel e um tenente-coronel responsáveis pelo comando, setores de pessoal, de infomrações, de planejamento e apoio logístico.


"Caberá ao comando local solicitar diretamente à Secretaria de Segurança Pública mais policiais, mais estrutura, como armas e viaturas", disse Guimarães. Com isso, a intenção seria abreviar a burocracia e atender mais prontamente as necessidades regionais. "Porém, esse efetivo obedecerá ao orçamento do estado".

O comandante reconheceu, no entanto, que a criação do Comando do Interior não terá efeito imediato sobre a criminalidade no norte do estado. "Em um primeiro momento, a implantação não significa uma alteração em termos de sensação de segurança".


Continue lendo