Operações da Polícia Militar e do Gaeco, em combate ao tráfico de drogas e armas jogos de azar, foram desencadeadas nesta sexta-feira (11) e resultou na prisão de 32 pessoas e apreensão de armas e pequenas quantidades de drogas no Paraná. As prisões e apreensões ocorreram em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral do Paraná e Foz do Iguaçu. Foram cumpridos, ao todo, 79 mandados de prisão e busca e apreensão.
A maior parte das prisões e apreensões ocorreu nas cidades do litoral e envolveu pessoas ligadas ao tráfico. Nas cidades costeiras, 19 pessoas foram detidas. Outras quatro foram presas em Curitiba e na RMC. Em apenas um dos casos, no Litoral, um dos presos mostrou resistência e recebeu os policiais a tiros, mas foi contido. A PM ainda apreendeu um quilo de pasta base de cocaína, dois revólveres e pequenas quantidades de maconha e cocaína.
Segundo o coronel da PM Rui Rotta da Purificação, que participou da operação, os trabalhos começaram em agosto de 2013. Com base em denúncias que também surgiram durante a Operação Verão, a PM desencadeou as prisões. "São várias pessoas envolvidas com tráfico. Não identificamos nenhuma quadrilha, mas são todas pessoas envolvidas nos mesmos crimes", diz o coronel.
Nos próximos meses a PM ainda terá outros trabalhos que podem resultar em novas prisões. O objetivo é dar continuidade a esse tipo de operação, comenta o coronel. "Isso pode se estender para outras cidades do estado", completa.
Além das prisões por envolvimento no tráfico, a PM também deteve nove pessoas envolvidas com jogos de azar, em operação coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Neste caso, foram apreendidas 25 máquinas caça-níqueis. O Gaeco, entretanto, não deu mais detalhes sobre esses casos.