Polícia

PM aborda 200 pessoas durante operação no Largo da Ordem

01 out 2012 às 08:45

Duzentas pessoas e 76 veículos foram abordados pela Polícia Militar durante a operação "Largo da Ordem", realizada na madrugada de sexta-feira (28) para sábado (29) nas imediações da Praça João Cândido, no centro de Curitiba.
Este foi o segundo fim de semana de operação no local. Das pessoas abordadas, um homem foi encaminhado à delegacia por estar dirigindo com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e um casal por porte de droga, neste caso maconha.

Dos carros abordados, três foram apreendidos ao pátio do Departamento de Trânsito (Detran) e quatro até que a documentação seja regularizada no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). "Estas ações no Largo, assim como as do Bosque do Papa e de outras praças da região central, vão continuar visando oferecer à população que mora nos arredores ou frequenta os ambientes possam sentir-se mais seguras", garante o tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM).


A operação faz parte das ações determinadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública para aumento de policiamento em ambientes públicos de grande aglomeração de pessoas, como praças e parques. As atividades no Largo da Ordem foram iniciadas na semana passada, mas operações já vêm sendo feitas no Bosque do Papa e nas Praças Eufrásio Correia e Osório. "Outras regiões da área central também devem receber o policiamento em breve", declara.


A ação no Largo da Ordem, que aconteceu a partir das 20h, foi comandada pelo 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), mas envolveu, também, o 20º BPM, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Em apoio à PM, estavam outros órgãos como a Secretaria Municipal Antidrogas e a Guarda Municipal e o Instituto Ambiental do Paraná.


Semana passada – No último fim de semana (21 e 22) a PM abordou quase 1.400 pessoas, prendeu 14 e apreendeu três adolescentes no Largo da Ordem. "As ações no local tiveram resultados positivos e já se mostraram eficientes, inclusive quando voltamos no dia seguinte", contou o Comandante da Operação, major Alex Erno Breuning, pertencente ao 12º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com ele, isso mostra que a Operação teve balanço positivo e cumpriu seu objetivo.


Naquele fim de semana, os mais de 100 policiais militares empregados na ação, também pertencentes ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), apreenderam 14 porções de entorpecentes, sendo 11 de maconha, duas de crack e outra de cocaína. As equipes abordaram ainda 255 carros, sendo 130 no primeiro dia e 125 no segundo, autuaram 40, removeram 16 e apreenderam uma CNH. Doze termos circunstanciados foram confeccionados.

"O objetivo desta operação era prender usuários de drogas, traficantes e envolvidos em atos ilícitos, além de apreender armas de fogos e entorpecentes", comentou o Comandante da Operação. A Operação foi iniciada com o trabalho do serviço reservado do 12º Batalhão e com ação de bloqueio de trânsito na Alameda Dr. Muricy, além do apoio de um módulo móvel na Rua Ébano Pereira, para onde eram encaminhadas as pessoas para triagem, antes de serem levadas à delegacia. Na sexta-feira, o Secretário Estadual de Segurança Pública, Cid Vasquez, acompanhou a operação.


Continue lendo