Peritos do Núcleo Tecnológico da Policia Federal (NUTEC) em Foz do Iguaçu deram continuidade aos trabalhos de medições e aferição nas obras que envolvem as denúncias da Operação Pecúlio.
Os trabalhos estão sendo realizados nas obras de pavimentação asfáltica e pavimentação de poliédricos (paralelepípedos) em diversas regiões da cidade. As medições ocorrem analisando 3 licitações, subdivididas em 8 lotes (locais), envolvendo 4 empresas.
Nos dias 13 e 20 de julho, foi realizada a perícia nas obras de pavimentação das avenidas José Maria de Brito, Ranieri Mazzili e Pedro Basso. Nos dias 16 e 17 de agosto, foi dado prosseguimento à perícia nas obras relativas à Operação Pecúlio. Nesta ocasião, foram examinadas as obras das avenidas Portugal, Morenitas, Javier Koelbl e Andradina.
Os exames periciais consistiram na medição nas quantidades de serviço executadas nos itens de drenagem, terraplanagem, pavimentação, sinalização e urbanização. Em seguida procedeu-se à realização de furos com extratora de corpos de prova, a fim de verificar a espessura da capa asfáltica e para a coleta de amostras das mesmas.
Por último, efetuou-se também a abertura de trincheiras no pavimento, objetivando a medição das camadas de base (em brita graduada) e de sub-base (em macadame seco - rachão).
O NUTEC conta com reforços vindo de outras delegacias do Paraná, de forma a darem celeridade aos trabalhos. Após o término das coletas, a Policia Federal vai fornecer mais detalhes sobre a operação.
A Operação Pecúlio investiga irregularidades em licitações de prestação de serviços e realização de obras para a prefeitura de Foz do Iguaçu.