A Polícia Federal do Paraná investiga transações com dólares falsos no litoral do Estado. Ontem, a Policia Militar de Guaratuba prendeu o uruguaio Carlos Jorge Machado, 55 anos, e Lucélia Ferreira dos Santos, 53 anos, moradora de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Eles foram flagrados com notas falsas de dólares e equipamentos para falsificação.
Segundo o delegado da PF, Annibal Wust do Nascimento Gaya, que preside o inquérito, o uruguaio e sua parceira foram enquadrados nos artigos 289 do Código Penal, que é transação com moeda falsa; e 291 sobre falsificação de notas. Os dois crimes prevêem uma pena mínima de cinco anos de prisão.
O casal foi denunciado por um comerciante da região, onde eles tentaram passar as notas falsas. Após a denúncia, os PMs abordaram o uruguaio e descobriram que ele estava portando cerca de cinco notas de US$ 100 dólares, que a princípio seriam falsas. As notas foram enviadas para perícia na sede da Superintendência da PF, em Curitiba.
Junto com as notas, foram encontrados dentro do veículo conduzido por Machado, apetrechos para falsificação de notas. Entre eles, matriz para impresssão de notas de US$ 100, papéis para impressão, lixas, tinta fixadora, cilindro para confecção de notas falsas. Lucélia é acusada de repassar as notas fabricadas pelo uruguaio no comércio de Guaratuba.