Policiais federais de Foz do Iguaçu e de Cascavel prenderam, nesta terça-feira (8), um golpista que recebia ilegalmente o benefício do INSS em nome de outra pessoa. O caso foi descoberto através da senhora O.G.A., de 67 anos, que procurou o INSS de Foz para dar entrada no pedido do benefício previdenciário assistencial, e para seu espanto, foi informada que tal benefício já estava sendo pago na cidade de Cascavel.
Diante da irregularidade, o gerente do INSS de Foz acompanhou a senhora até a sede da PF, onde a mesma prestou depoimento. Em base nesse depoimento, a PF de Cascavel foi acionada, chegando até Sebastião Gonzalez Franco, 70, residente no centro de Cascavel, que estava recebendo o benefício de R$ 350 desde outubro de 2005 com ajuda de Nair Pedon Costa, 58, moradora de Santa Terezinha/PR.
Nair, que acabou sendo indiciada por estelionato e falsidade ideológica, possuía certidão de nascimento e toda documentação no nome de O.G.A e repassava o beneficio mensalmente para Sebastião, que também responderá pelo crime na justiça.
Segundo informações da Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu, na casa de Sebastião ainda foram encontradas quatro certidões de nascimento de diferentes pessoas, um atestado de óbito e uma procuração.