A Polícia Federal (PF) em Cascavel, no oeste do Paraná, apreendeu na última sexta-feira (8) cerca de 200 kg de maconha, na BR-277. Na operação, cinco pessoas foram presas, entre elas uma mulher. A droga era transportada no porta-malas de um veículo, com placa de Ponta Grossa. Também foram apreendidos um veículo com placas de Colombo e outro com placas de Foz do Iguaçu, que atuavam como "batedores" da carga.
Segundo os policiais federais, a droga estava sendo levada de Foz do Iguaçu à Curitiba, de onde poderia ainda ser encaminhada para outros grandes centros consumidores do país. A operação é resultado de uma atuação conjunta entre a PF de Cascavel, a PF de Foz do Iguaçu e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Cascavel.
De acordo com a PF, os veículos estavam equipados com transmissores de radiofreqüência para que pudessem se comunicar no trajeto, o que também é crime e agrava a situação dos presos. A corporação informa que chama a atenção a utilização cada vez mais frequente de veículos de luxo no transporte de drogas e armas para tentar burlar a fiscalização dos órgãos policiais. Os automóveis apreendidos passarão agora por perícia técnica, quando será verificado se são frutos de furto/roubo e se possuem mais entorpecentes ou outros produtos ilegais escondidos em seu interior.
Em 2013, a Polícia Federal em Cascavel intensificou os trabalhos de fiscalização nas rodovias e estradas rurais da região oeste do Paraná. A intenção é combater, principalmente, o contrabando e descaminho e o tráfico de drogas e armas, produtos que, em sua maioria, entram no Brasil pela fronteira paranaense com o Paraguai.