A PF (Polícia Federal) cumpriu em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), na manhã desta quinta-feira (31), dois mandados de busca e apreensão contra integrantes de um grupo de criminosos que contrabandeava cigarros.
A investigação teve início a partir de informações recebidas da PF no Estado de São Paulo. De acordo com as averiguações, os indivíduos se associaram e formaram, em 2019, um grupo para importar e distribuir cigarros vindos do Paraguai.
Os criminosos utilizavam, inclusive, veículos equipados com radiocomunicadores clandestinos para fornecer os produtos contrabandeados para organizações criminosas de São Paulo.
Leia mais:
Em um ponto da BR-277 em Curitiba, PRF flagra, em 4h, 132 veículos em excesso de velocidade
Mulher denuncia ameaça de marido e Polícia Militar apreende carabina em Paiquerê
Homem é surpreendido por criminosos e executado a tiros em Apucarana
IA lê prontuários e detecta violência contra mulher 92 dias antes de caso se agravar
O grupo de Rolândia realizava viagens até a região de fronteira com o Paraguai onde os cigarros estrangeiros eram adquiridos.
Durante o trajeto, os criminosos se comunicavam por meio de radiocomunicadores instalados nos veículos, a fim de evitar a passagem por fiscalizações e barreiras policiais ao longo da rodovia e, com isso, garantir que os produtos ilícitos transportados chegassem em segurança ao destino.
Na residência de um dos indivíduos do grupo, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, novos e usados, além de um notebook e dinheiro em espécie sem origem lícita demonstrada.
Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, associação criminosa e desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação, cujas penas, somadas, podem chegar a doze anos de prisão.