Em 21 de janeiro de 2009, uma indústria de adubos no município de Tamarana, ex-distrito de Londrina, foi arrombada e "limpada" por ladrões, que levaram todas as ferramentas necessárias ao trabalho de fabricação de adubos.
Na noite de ontem, 21 de janeiro de 2010, o "primeiro aniversário" do furto foi "comemorado" com um segundo crime: novamente a empresa foi invadida e saqueada. "Não sobrou nada: eles arrombaram o almoxarifado e levaram toda a fiação, ferramentas, máquinas de solda e tudo de que precisamos para trabalhar", disse ao Bonde o empresário Francisco Pereira de Araújo, que tem a empresa há mais de 25 anos.
Francisco demonstrou-se totalmente revoltado com o atendimento policial. "No ano passado, o policial que registrou a ocorrência me disse que se eu encontrasse os ladrões, deveria comunicar a polícia. Mas achar o ladrão não é minha função! É pra isso que pago impostos", afirmou.
Hoje pela manhã a recomendação ao funcionário de Francisco não foi diferente: "Eu não pude ir para lá porque as chuvas tornaram as estradas intransitáveis, mas meu funcionário disse que o policial falou para avisarmos se soubermos quem é o receptador".
O empresário disse já ter informado aos policiais quem estaria "encomendando" os furtos, mas não estaria havendo interesse na investigação.
No ano passado, o prejuízo na fábrica foi de aproximadamente R$ 8 mil. Este ano, ficou próximo de R$ 4 mil. "Isso sem contar os dias parados: como levaram tudo, não temos como trabalhar".