A Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) começou a receber, nesta segunda-feira (30), presos provisórios dos distritos policiais. Os presos da PEL foram removidos para a nova unidade prisional, o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR), localizado na Zona Sul de Londrina.
Vinte detentos do 2º Distrito Policial e outros 40 presos da PEL foram removidos para o CDR nesta manhã. Toda a ação foi marcada por um forte esquema policial. Com a saída desses 40, já chega a 160 o número de presos que deixaram a PEL desde a última quinta-feira.
A expectativa é de que todos os 620 condenados que estão na PEL sejam transferidos para o CDR em 15 dias.
O CDR levou dois anos para ser inaugurado e contará com 860 presos que serão removidos da PEL e da Casa de Custódia (CCL). Até o momento, a unidade conta com 186 presos transferidos dessas duas unidades.
Tentativa de fuga
Durante a madrugada deste domingo (29), uma tentativa de fuga no 2º Distrito Policial foi flagrada e interrompida por policiais que estavam de plantão. Cerca de 40 presos de uma mesma galeria, tentaram abrir um buraco na parece da cela utilizando pedaços de ferro.
A parede, que dá acesso ao estacionamento do distrito, chegou a ser perfurada com um pequeno buraco, mas a tentativa dos presos foi frustrada com a presença dos policiais, que por conta de barulhos, perceberam a agitação que ocorria naquela galeria.
Todos os presos permanecerão no pátio de sol até que sejam provindenciados os reparos necessários na cela.