Polícia

Operação tenta desbaratar hackers das contas bancárias

25 ago 2005 às 13:09

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25) a Polícia Federal tenta prender integrantes de uma quadrilha especializada em invadir contas bancárias pela internet.

A megaoperação conta com o apoio de 410 policiais, atuando em oito estados (Goiás, Pará, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo). Apenas em Goiás, estão sendo cumpridos 126 mandados de busca e prisões temporárias e preventivas.


A quadrilha usava páginas clonadas, mensagens eletrônicas e programas de computador para obter os dados bancários das vítimas.


A polícia acredita que a quadrilha atuava desde 2001 e informou que alguns integrantes do grupo já haviam sido presos em outras operações.


A quadrilha tinha acesso às contas dos correntistas invadindo o computador da vítima, por e-mail, por meio de programas conhecidos como "cavalo de tróia" ou "trojan". De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo retirava dinheiro das contas de três formas: transferência de dinheiro depois de sacados de contas alugadas – "laranjas" alugavam suas contas por valores entre R$ 100 e R$ 500; aquisição de produtos ou serviços pela internet ou pagamento de boletos como impostos, taxas, produtos ou serviços.


Os acusados respondem pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e violação do sigilo bancário. As penas podem chegar a oito anos de prisão. A Operação Pégasus é um desdobramento das operações Cash Net e Cavalo de Tróia 1 e 2.

Informações da ABr


Continue lendo