A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, no início da manhã desta sexta-feira (10) em Brasília, quatro contrabandistas e um funcionário da Brasif, uma das maiores empresas de produtos importados no país. Os presos foram levados para a Superintendência da PF.
A ação faz parte da Operação Safári, deflagrada em conjunto com a Receita Federal para desarticular uma quadrilha acusada de contrabandear uísque, perfumes e outros produtos.
Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, o esquema envolvia servidores de embaixadas com imunidade diplomática e do Ministério das Relações Exteriores. A assessoria de imprensa esclareceu, porém, que a Brasif não tem envolvimento no esquema, apesar da participação direta de funcionários da empresa.
Setenta policiais federais estão envolvidos na operação para cumprir sete mandados de busca e apreensão na capital federal. De acordo com a PF, 22 diplomatas estão sendo investigados. O grupo atuava em Brasília há pelo menos três anos e, nesse período, contrabandeou mais de R$ 3 milhões em uísque, perfumes e outros produtos importados.
Informações da ABr