Polícia

Operação policial apreende 89 toneladas de dinamite no Paraná

02 dez 2013 às 17:13

A Operação Dínamo, realizada no mês passado numa parceria entre a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam) e o Exército Brasileiro, apreendeu cerca de 89 toneladas de bananas de dinamite. A maioria dos explosivos encontrava-se irregular por não possuir a numeração de rastreabilidade. Sem este controle, a dinamite pode ser facilmente destinada para outros fins que não os legais, tais como atos terroristas e explosões de caixas eletrônicos.

Segundo o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da 5.ª Região Militar do Exército, processos administrativos para verificar essas irregularidades foram instalados. É a oportunidade que o dono do material tem para se defender. Caso contrário, além de perder o explosivo e das sanções administrativas, esta pessoa também pode responder na esfera criminal. Além da dinamite, aprendida nos municípios da região de Curitiba, também foram apreendidos 99 retardos para explosivo, 10 quilos de pólvora caseira, 40 metros de estopim, 936 peças de iniciadores,1,8 mil espoletas e 75 quilos de Anfo.


Da operação também participaram o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), a Polícia Militar os ministérios públicos Militar, Federal e Estadual, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), já que além das fiscalizações nas empresas, aconteceram também blitze nas estradas. Ao todo, as 21 equipes que participaram da Operação Dínamo percorreram cerca de 23 mil quilômetros e fizeram 118 vistorias, fazendo 16 autuações e oito apreensões.


Conforme o delegado titular da Deam, Alfredo Dib Júnior, agora a delegacia especializada aguarda as conclusões dos processos administrativos de investigação feitos pelo Exército, para posteriormente agir. "Precisamos saber as justificativas que serão dadas ao Exército. Elas podem servir ou não, daí surgindo inclusive a necessidade de processos na esfera criminal", explicou o delegado.

A dinamite foi apreendida em três grandes lotes, um de 20 toneladas, outro de 62 toneladas e um terceiro de sete toneladas.


Continue lendo