Foz do Iguaçu está sendo transformada pela Operação Foz Segura, lançada na tarde de segunda-feira (20), pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná.
O efetivo de 180 policiais civis e militares aplicados na operação reforça o policiamento em toda a cidade. Durante a manhã desta terça-feira, foi feita operação de saturação, com policiamento preventivo a pé e motorizado. Os policiais foram dispostos nos principais eixos da cidade, especialmente na área comercial e bancária. "De dia, a abordagem é menos repressiva, considerando o perfil de pessoas que circulam neste período", disse o major Nelson Soares, que trabalha na supervisão da operação em Foz do Iguaçu.
Em todas as operações diurnas há apoio do helicóptero. "Ele ajuda no trabalho de coordenação, pois temos a possibilidade de acompanhar pelo ar o efetivo que está em terra. Além disso, policiais com armamento mais pesado ficam no helicóptero para atuar em casos de emergência, que necessitem de maior força policial", completou o major.
Bloqueios – À noite começa o trabalho de bloqueio, para isolar a cidade. "Todas as vias de acesso são supervisionadas, pois sabemos que os criminosos as usam para circulação, principalmente durante a noite", explicou o major. Os bloqueios consistem em parar todos os veículos suspeitos que passam pela estrada. Esses veículos e seus ocupantes são revistados, na busca de drogas, armas ou foragidos da Justiça. "Cães farejadores do 14.º Batalhão de Foz auxiliam nessas buscas e vamos usar o banco de dados da Polícia Civil para conferir antecedentes criminais dos abordados", disse Soares.
Ainda durante a noite e a madrugada, são feitas varreduras na periferia e na fronteira, pois, segundo a polícia, são áreas em que a criminalidade é maior. "Estes arrastões são compostos de equipes conjuntas entre as polícias Civil e Militar. Os agentes saem em viaturas e fazem abordagens a pessoas em bares e boates, revistam veículos estacionados de maneira suspeita em locais isolados, entre outras atividades", completou o delegado da 6.ª Subdivisão de Foz do Iguaçu, Marcio Vinicius Ferreira Amaro.